PROUNI.com.br

Como funciona

Para participar do Programa Universidade para Todos o candidato deve preencher algumas pré-condições e todo o processo é conduzido pelo Governo Federal através do Ministério da Educação.

A lógica por trás desse importante programa é simples: as instituições de ensino superior particulares aderem ao PROUNI disponibilizando vagas para quem se inscreve e, em contrapartida, recebem abatimento no valor a ser recolhido com impostos federais. O número de vagas que a instituição participante oferece em cada edição do PROUNI é estipulado pelo próprio MEC – Ministério da Educação. Ou seja, as instituições tornam acessíveis e assim pagam menos impostos.

O PROUNI isenta as instituições de ensino superior de quatro tributos: Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS).

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PROUNI

Para conquistar uma bolsa, seja parcial de 50% ou integral, o candidato deve participar do ENEM -Exame Nacional do Ensino Médio, na edição do ano anterior ao processo seletivo do PROUNI, e obter a nota mínima estabelecida pelo MEC, que é de 450 pontos de média e mais que zero na redação. Precisa comprovar renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, no caso das bolsas parciais, e renda familiar de até um salário mínimo e meio para bolsas de 100%.

Também deve preencher a uma das condições a seguir:

  • Ter estudado o ensino médio completo em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral ;
  • Ter estudado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular como bolsista integral;
  • Ser professor em exercício da rede pública de ensino básico, incluído no quadro permanente da instituição e que esteja concorrendo a uma vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Não há necessidade de comprovação de renda.
  • Ser pessoa com deficiência;

Estando em acordo com os requisitos você se inscreve no site oficial na data apropriada e escolhe a instituição mais adequada para você.

Insira aqui seus dados e confira se está apto para participar do PROUNI.