PROUNI.com.br

O que é PROUNI

O PROUNI – Programa Universidade Para Todos promove o acesso às universidades particulares brasileiras para estudantes de baixa renda que tenham estudado o ensino médio exclusivamente em escola pública.

prouni

O PROUNI foi criado em 2004 e tornado oficial em 13 de janeiro de 2005 pelo Governo Federal, com a criação da Lei 11.096, para realizar um importante trabalho de inclusão social através da concessão de bolsas de estudos de 50% e de 100% em instituições de ensino superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, para estudantes que tenham estudado o ensino médio, exclusivamente em escolas públicas ou na rede particular, na condição de bolsistas integrais. Têm direito à bolsa integral os estudantes que apresentarem renda familiar bruta per capita máxima de um salário mínimo e meio. E aqueles que comprovarem renda familiar bruta per capita máxima de três salários mínimos têm direito à bolsa parcial de 50%.

Para se ter uma ideia da grandeza do PROUNI e sua importância para o país, desde a sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2016, já atendeu quase 2 milhões de estudantes de todas as regiões do país. Desse total, em torno de 70%, com bolsas integrais.

Para poder requerer uma bolsa do PROUNI o candidato é obrigado a prestar o  ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio (que avalia as habilidades e competências dos estudantes que concluíram o segundo grau) e obter média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação.

PROUNI 2017: INSCRIÇÃO

As inscrições para o PROUNI 2017 acontecem num prazo curto de tempo, de 30 de janeiro a 02 de fevereiro, portanto você precisa ter todas as informações em mãos e fazer a inscrição nesse prazo.

Estando em acordo com os requisitos entre no site prouniportal.mec.gov.br na data mencionada acima e faça sua inscrição na instituição mais adequada para você. Além de faculdades presenciais você também pode usar o Prouni para se inscrever em cursos de ensino a distância (EAD).

Como já é uma tradição, o Ministério da Educação, que é quem gerencia o PROUNI, lançou em 20 de janeiro o edital que traz todas as informações para você se orientar quanto às datas e prazos de inscrições, resultados das chamadas e o período para fazer as matrículas junto às instituições de ensino superior.
O PROUNI 2017, como ocorre todos os anos, contará com duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre do ano.
O candidato deve ter o número de inscrição do ENEM e senha e preencher todos os requisitos, que além da renda, conforme informado acima, deve ter cursado, obrigatoriamente escolas públicas no ensino médio.