PROUNI e FIES

Saiba como é possível candidatar-se nos dois programas de inclusão ao ensino superior, sempre tendo o ENEM e suas notas de corte como primeiro passo obrigatório

O PROUNI –Programa Universidade Para Todos e o FIES– Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior, são dois programas do Ministério da Educação que ampliam as oportunidades de acesso ao ensino superior em nosso país. O PROUNI, implantado em 2005, já beneficiou quase 2 milhões de estudantes oriundos das escolas públicas de ensino médio disponibilizando bolsas de estudo integrais e parciais de 50%.
O PROUNI também beneficia candidatos com cotas afirmativas, isto é, garantindo vagas para estudantes da raça negra, índios e pessoas com deficiência. Professores da rede pública que estejam ativos no quadro de pessoal podem se candidatar a cursos de licenciatura, como Normal Superior e Pedagogia, sem necessidade de comprovação de renda.

Já o FIES, é o Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior, criado pelo MEC (Ministério de Educação) em 1999, para atender prioritariamente estudantes de baixa renda, desde que estejam matriculados em uma instituição de ensino superior particular e tenham renda bruta familiar por pessoa de no máximo 2,5 salários mínimos. Desde 2016, os que solicitam o FIES, da mesma forma que no PROUNI, devem ter obtido a média de 450 pontos e não ter zerado na redação do ENEM.