PROUNI.com.br

PROUNI e SISU

sisu

 

Você vai conhecer um pouco de como funcionam o PROUNI- Programa Universidade Para Todos e o SISU- Sistema de Seleção Unificada. Em princípio, o PROUNI realiza a seleção para o ingresso de ex-alunos de escolas públicas do ensino médio nas universidades particulares. Já o SISU, também desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC),  seleciona os candidatos para as vagas disponibilizadas pelas universidades públicas que utilizam a nota do Enem como a única etapa do vestibular. A seleção é feita através do sistema on-line, e baseia-se na nota obtida pelo candidato. Pelo site do SISU, os interessados podem acessar as vagas disponibilizadas, as instituições e os cursos que participam do Sistema.

O MEC detalha da seguinte forma:

“ O processo seletivo do SISU possui uma única etapa de inscrição. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SISU. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas) ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições”.


Os dois programas realizam os processos de seleção adotando a nota do ENEM – Exame Nacional de Avaliação do Ensino Médio como pré-requisito para fazer a inscrição.

O PROUNI é um programa que permite acesso às instituições particulares de ensino superior para estudantes que cursaram o ensino médio exclusivamente em escolas públicas ou em escolas particulares, desde que na condição de bolsistas da instituição. O PROUNI oferece bolsas de estudos de 50% ou de 100%. Além de ter sido aluno de escola pública no ensino médio, é necessário comprovar renda familiar bruta por pessoa de até um salário mínimo e meio para conquistar uma bolsa de 100%. E renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos para ter direito à bolsa parcial de 50%. Ainda têm direito à bolsa via PROUNI, nas chamadas Cotas Afirmativas, os estudantes negros, pardos, indígenas pessoas com deficiência. Também têm direito ao PROUNI os professores da rede pública do ensino fundamental que estejam ativos e incluídos no quadro de pessoal da instituição em que atua. Neste caso, não precisa comprovação de renda. Pelo PROUNI são ofertadas bolsas nas modalidades presencial e a distância.

Como calcular a renda familiar

Para calcular a renda familiar bruta por pessoa, de acordo com a Portaria Normativa nº 18/2012, devem ser computados os rendimentos de qualquer natureza percebidos pelas pessoas da família, a título regular ou eventual, inclusive aqueles provenientes de locação ou de arrendamento de bens móveis e imóveis. A soma desses rendimentos deve ser dividida pelo número de componentes da família. O resultado é a renda familiar bruta por pessoa.

É preciso fazer

A porta de entrada do PROUNI é o ENEM –Exame nacional de Ensino Médio. O aluno é obrigado a prestar este exame e precisa atingir nota mínima de 450 pontos em média e não pode tirar zero na redação. O mesmo ocorre no SISU, isto é, o ponto de partida é o ENEM e a mesma pontuação exigida para o PROUNI. Entretanto, há instituições integradas ao SISU que adotam pesos diferentes para as provas do Enem.Com isso, quando o candidato se inscreve para um curso que tenha peso diferente para as provas do Enem, do ano imediatamente anterior, o sistema efetua o cálculo, de acordo com as especificações da instituição. Uma nova nota é gerada e apresentada ao candidato.
No processo seletivo do SISU somente são ofertadas vagas para cursos presenciais, diferentemente do PROUNI que oferta tanto na modalidade presencial quanto na a distância.

O candidato inscrito no Sisu também pode fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni). Caso seja aprovado nos dois, o candidato deverá fazer uma escolha por um deles.